Nossa História

Acolher e orientar as pessoas, compreender a diversidade de arranjos e configurações que hoje se observa nas famílias, sejam elas adotivas ou não, significa pensar e repensar juntos o projeto de adoção, seus limites e possibilidade e também promover uma cultura de acolhimento em famílias que se relacionam com ética, com respeito, com amor e compartilhamento.

Reconhecido pelo Ministério Público e Poder Judiciário como trabalho de relevante significação para a comunidade, o GRUPO DE ESTUDOS E APOIO A ADOÇÃO com sede na rua 1950, n 901, entre a 3ª e 4ª avenidas, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos e tem, como objetivo principal: acolher, apoiar, reduzir ansiedades e abordar informações pertinentes ao tema adoção.

Os encontros do grupo acontecem uma ou duas vezes por mês e, no ano de 2012, vem realizando-se todas as primeiras terças-feiras do mês, às 19h30, no Instituto Sentir (endereço citado acima). Pais, simpatizantes do tema, universitários e demais pessoas participam dos encontros e discutem sobre o complexo universo que envolve a temática.

O Grupo é associado a ANGAAD – Associação Nacional dos Grupos de Adoção e participa de forma permanente, dos encontros estaduais e nacionais dos grupos de adoção. Junto a comunidade, imprensa local e redes sociais são socializados os assuntos discutidos.

A criação dos grupos de adoção, seus resultados, necessidades e dificuldades possibilita a formação de uma nova cultura sobre a adoção.

A importância deste momento é traduzida nesta nova legislação de adoção que modifica o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente em vários artigos  e, no art. 197-C, institui curso de preparação para adotar. Uma medida fundamental para esclarecer as pessoas a respeito da adoção, seu procedimento e dificuldades.

No ano de 2009, o deputado João Cleber Matos, a partir da experiência pessoal com a adoção lançou a lei batizada com o nome do filho - “Cleber Matos”. O artigo 197C da Lei 12.010/09, no § 1º cita que é obrigatória a participação dos postulantes em programa oferecido pela Justiça da Infância e da Juventude preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de
garantia do direito à convivência familiar, que inclua preparação psicológica, orientação e estímulo à adoção inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupos de irmãos.

Desta forma o Grupo Anjos da Vida cria mecanismos para a implantação do “Projeto Passos de Anjos”. Em junho de 2010, com a parceria do MP e PJ e parceria com o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; é atendida a primeira turma do curso de preparação de postulantes à adoção.

Hoje estamos na XXI  turma de postulantes. Já formamos mais de 400 pessoas, as quais mantemos contato no grupo e/ou outros eventos. As aulas do curso acontecem todas as segundas-feiras e são limitadas ao público inscrito. As inscrições são realizadas para pessoas que tem o desejo de adotar um filho.

Local:

Instituto de Psicologia Sentir.

Rua 1950, nº 901 

entre a 3ª e 4ª av.
 

Contato:

grupoadocaoanjosdavida@hotmail.com

​Fones: (47) 3248-2598 

                    

Faça o curso

Receba os conteúdos do Grupo Anjos da Vida e inscreva-se para saber mais informações sobre nosso curso de postulantes à adoção. Clique aqui

                    

Direitos Autorais reservados.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now